O sargento Baracho, da Força Tática do 4° Batalhão de Polícia Militar, rebateu as acusações de denúncia realizadas pelo líder do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Matheus Araújo, de que mlitares haviam invadido a ocupação urbana Emmanuel Bezerra, na Ribeira, zona Leste de Natal, e ameaçado e agredido moradores do local, na noite da quarta-feira (5).
De acordo com Baracho, o movimento tentava proteger um homem acusado de roubos na zona Norte da capital potiguar. O PM afirma que foi até a casa do suspeito, porém saiu sem encontrar nada ilegal e realizar nenhuma ofensa aos moradores da residência.
Ainda conforme o posicionamento divulgado nesta quinta-feira (7) pelo sargento, o MLB tentou interromper o serviço policial e as acusações feitas por Matheus, em suas redes sociais, são falsas.
"Enfatizo que todo o procedimento realizado desde a abordagem inicial ao término foram respeitados todos os princípio legais e técnicos da atividade policial, que a integridade física foram devidamente garantida. Porém pessoas ligadas a movimento social assim identificado, tentaram atrapalhar o serviço policial tumultuando a todo o momento com gritos e palavras de ordem, que as acusações no qual o líder do movimento a pessoa de Matheus Araújo vincula nas suas redes sociais são extremamente infundadas, oportunistas e criminosas, uma pessoa sem escrúpulos que se aproveita de pessoas carente e usam como massa de manobra para se promover politicamente que o único conteúdo curricular é fazer desordem e baderna dentro de supermercados e shopping gritando palavras de ordens com viés ideológico", contou.
Baracho relatou que o homem citado por Matheus que teria sido levado ou abordado é acusado por vários roubos e é detento sob o regime de monitoramento por tornozeleira eletrônica.
"Ratifico que o indivíduo ao qual o líder do movimento saiu em defesa, afirmando ser membro do movimento, é um indivíduo que já responde por roubo, inclusive, faz uso de tornozeleira eletrônica, e que no dia de hoje já foram contactadas diversas vítimas que afirmam reconhecer um dos suspeitos, que seria genro do indivíduo abordado, e todas as vítimas confirmam que o veículo localizado seria o mesmo utilizado nas práticas delituosas, inclusive, já havendo Boletim de Ocorrência registrado no dia de ontem, no qual consta até a placa do veículo. Acrescento ainda que desde o dia 20/06, este veículo vinha sendo utilizado em diversos roubos na região da Zona Norte de Natal", concluiu.
COMANDO INVESTIGA CASO
O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte vai investigar se realmente houve agressões e ameaças, por parte de policiais militares, contra moradores da ocupação urbana Emmanuel Bezerra, localizada no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal. As denúncias foram feitas pelo coordenador do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Matheus Araújo, por meio das suas redes sociais.
Em um vídeo, Matheus afirma que policiais invadiram a comunidade e, armados com fuzis, agrediram e ameaçaram crianças e outros moradores do local. Ainda conforme a denúncia, um homem chegou a ser "torturado" e levado pelos policiais. Apesar do que foi falado, apenas um vídeo mostra a ação da PM, mas sem muita nitidez sobre o que estaria acontecendo.
De acordo com nota enviada ao Portal 96, o Comando enviou uma viatura para o local, no intuito de apurar se os fatos relatados por Matheus realmente são verídicos. Um procedimento administrativo também foi aberto de imediato após o recebimento da denúncia.
Conforme a PM, a instituição não compactua com nenhum desvio de conduta de seus integrantes e apura com rigor todas as ocorrências por meio da Corregedoria.
Recentemente, moradores da ocupação Emannuel Bezerra passaram por problemas causados pelas chuvas. Residentes do prédio realizaram uma campanha pedindo ajuda financeira para resolver questões estruturais do local.