O último fim de semana foi de fiscalização intensa por parte da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em diversas regiões de Natal. As ações ocorreram nos dias 4 e 5 de abril, com foco no ordenamento da orla e no combate à poluição sonora.
Na manhã de sábado (5), os fiscais estiveram na faixa de areia da Praia de Ponta Negra, entre a Rua Tívoli e o Quiosque 21. O objetivo foi verificar a organização do comércio ambulante e o uso adequado do espaço público. De acordo com o supervisor geral da fiscalização ambiental, Leonardo Almeida, todos os ambulantes abordados estavam devidamente identificados e respeitando as normas de disposição de mesas e cadeiras.
Ainda no sábado, a equipe seguiu para a orla de Areia Preta, onde foi identificado um possível extravasamento de esgoto em frente a um hotel. A Caern foi acionada para apurar o caso e adotar as medidas necessárias.
Durante a noite, a fiscalização aconteceu na Zona Norte, com visitas a bares nos bairros Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul. Um dos estabelecimentos promovia música ao vivo e utilizava área pública de forma irregular, com churrasqueira e mesas. O outro usava caixa de som amplificadora. Ambos foram notificados pela falta de alvará e orientados a se regularizar.
Já na sexta-feira (4), a Semurb realizou vistorias nos bairros Pajuçara e Potengi. Dois bares foram identificados com irregularidades: um foi autuado por descumprir notificação anterior, e o outro recebeu nova notificação com prazo de dez dias para apresentar a documentação.
As denúncias de irregularidades ambientais podem ser feitas pela população à Ouvidoria da Semurb, pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]. Em fins de semana e feriados, é possível acionar o CIOSP pelo número 190.