O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta (10), em tom de brincadeira, que tem idade para “falar mais grosso” com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação é do o Antagonista.
O petista, que completa 80 anos em 27 de outubro, disse ter comentado sobre a idade dos dois durante a conversa ocorrida na segunda, Já Trump tem 79 anos.
“Eu comecei a conversar com o Trump dizendo assim: “Eu estou completando 80 anos de idade, e você completa 80 anos em julho do ano que vem. Ele é oito meses mais novo do que eu, portanto, eu tenho idade de falar mais grosso com ele”, afirmou Lula.
“Será resolvido”
Durante inauguração da fábrica da chinesa BYD, na Bahia, Lula afirmou que o problema com os Estados Unidos “será resolvido” e que o Brasil “quer estar bem” com todos os países.
A montadora foi processada em maio pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-BOA) por trabalho escravo e tráfico de pessoas em uma obra da empresa realizada justamente em Camaçari em dezembro de 2024.
“É por isso que nós não concordamos quando os Estados Unidos tomaram uma posição de taxar os produtos brasileiros com base em coisas que não eram verdadeiras. E graças a Deus também aquilo que precisa impossível… eu tive uma conversa com o presidente [Donald] Trump terça-feira [7], meia-hora por telefone, e eu acho também que o nosso problema com os Estados Unidos será resolvido.
Porque a gente quer estar bem com a China, e a gente quer estar bem com os Estados Unidos, a gente quer estar bem com a Argentina, a gente quer estar bem com o Uruguai, a gente quer estar bem com a Bolívia. Nós não queremos estar mal com nenhum país. Nós queremos estar bem, porque esse povo aqui é motivado pela paixão”.