A Comissão Europeia propôs nesta segunda-feira (7) a aplicação de tarifas de retaliação de 25% sobre uma série de produtos importados dos Estados Unidos. A medida é uma resposta às tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump sobre o aço e o alumínio europeus. A informação é da CNN Brasil,
De acordo com documento obtido pela Reuters, as novas tarifas entrarão em vigor em duas etapas: a primeira já no dia 16 de maio, e a segunda a partir de 1º de dezembro deste ano. Entre os produtos norte-americanos que devem ser atingidos estão itens inusitados como diamantes, fio dental, salsichas, nozes e soja.
Apesar da amplitude da lista, o chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, afirmou que o impacto econômico da medida será menor do que os 26 bilhões de euros inicialmente estimados.
Alguns produtos que estavam na proposta original de março foram retirados da nova lista, como bourbon, vinho e laticínios. A retirada ocorre após o governo dos EUA ameaçar reagir com tarifas de até 200% sobre bebidas alcoólicas europeias, caso o bloco europeu avançasse com a taxação do bourbon.
A medida marca mais um capítulo nas tensões comerciais entre União Europeia e Estados Unidos.