Até um passado recente, a cidade de Macaíba estava entre as dez mais perigosas do Brasil, devido ao elevado índice de homicídios em comparação ao número de habitantes. Atualmente, no entanto, a situação está bem diferente e isso não é por acaso. Afinal, lá, só nos últimos anos foram presos mais de 100 integrantes de facções criminosas, inclusives, os líderes do grupo, que "desarticulou" o crime.
Em entrevista ao Metendo a Colher, o delegado de Polícia Civil, Cidorgeton Pinheiro, detalhou como é esse trabalho diário. As ameaças são frequentes e chegam até a promessa de jogar uma dinamite na casa de "um e de outro". Além disso, a falta de punição mais severa. "Algumas pessoas a gente já prendeu várias vezes", relembra.
Mas isso não significa que o trabalho foi perdido. Macaíba já abrigou líderes do tráfico internacional, mas hoje até os líderes dos grupos criminosos estão presos, o que gerou a desorganização e o êxodo dos bandidos. "A gente conseguiu fazer um trabalho que resultou na prisão dos principais líderes que atuavam no crime na cidade", garante.