A relação do Banco Master com a concessão de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas será um dos alvos da CPMI do INSS nas próximas semanas. A informação foi do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL), que afirmou nesta quinta-feira (6) que vai convocar integrantes do banco para explicar a situação. Veja no vídeo acima.
O INSS suspendeu a realização de empréstimos consignados pelo banco ao identificar descumprimento de requisitos necessários para oferecer o serviço aos segurados.
"Nós temos que trazer os bancos também. Os bancos enfiaram a mão, as suas diretorias. Inclusive, eu vou fazer um requerimento convocando a diretoria do Banco Master. Essa eu vou fazer. O Banco Master vai ter que vir aqui, e sentar e explicar porque roubaram a questão dos consignados das nossas velhinhas e velhinhos do Brasil", afirmou o Coronel Chrisóstomo. Veja a fala completa no início do post.
Em outubro, o Banco Master deixou de poder conceder crédito consignado a aposentados e pensionistas INSS, após o órgão não renovar o ACT que autorizava a instituição financeira a oferecer a modalidade aos beneficiários da Previdência Social.
A medida foi tomada, segundo INSS, após registro de um volume expressivo de reclamações de aposentados e pensionistas em relação a dificuldades para cancelar operações, além de cobranças indevidas e transações não reconhecidas.
Dessa forma, alguns requisitos do crédito consignado estariam sendo descumpridos, como exigência de autorização expressa do segurado para o desconto em folha das parcelas do empréstimo, necessidade de autenticação biométrica do tomador do crédito, armazenagem adequada de documentos e responsabilidade da instituição pela atuação de correspondentes bancários.