A Polícia Civil do Rio Grande do Norte está cumprindo na tarde desta quinta-feira (27) diversos mandados de prisão da "Operação Sentinela". O objetivo da ação é combater a criminalidade organizada que atua em alguns bairros da capital potiguar. A ação conta com o apoio da Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).
Mandados de prisão estão sendo cumpridos nos bairros Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão, Mãe Luiza, Nova Descoberta, Lagoa Seca e nas comunidades do Passo da Pátria e Vila de Ponta Negra.
Esses bairros têm sofrido nas últimas semanas com uma série de ocorrências criminosas, que envolvem troca de tiros em vias públicas, ameaças, tentativas de homicídio e homicídios. A onda de violência seria consequência de uma "guerra", uma disputa por territórios entre as facções criminosas Comando Vermelho e Sindicato do Crime.
A maior parte dos mandados de prisão são relacionados aos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e organização criminosa.
A "Operação Sentinela" simboliza o papel da Polícia Civil como vigilante constante da ordem pública e da legalidade, mantendo-se firme no combate às estruturas criminosas que tentam se consolidar em territórios urbanos. O nome remete à atuação estratégica, silenciosa e persistente contra a expansão do crime organizado.
A Polícia Civil destaca que as ações de repressão qualificada continuarão sendo intensificadas, com o objetivo de garantir maior segurança à população. A instituição reforça a importância da colaboração da população e orienta que informações anônimas podem ser repassadas por meio do Disque Denúncia 181.