O Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, está em Natal nesta semana para acompanhar os resultados e os próximos passos da segunda fase do projeto-piloto Território Seguro, que atua no enfrentamento a organizações criminosas na Zona Oeste da capital potiguar. Ele participou de uma coletiva ao lado do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo Silva.
A operação teve início em 15 de outubro e, desde então, 32 pessoas foram presas. O Território Seguro é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com governos estaduais, e conta com o apoio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
De acordo com o MJSP, o objetivo do projeto é estrangular a capacidade estrutural, operacional e financeira de facções criminosas que atuam nos territórios selecionados. No Rio Grande do Norte, a execução das ordens judiciais envolve equipes integradas da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual, por meio do GAECO.
As ações combinam inteligência, investigação e repressão qualificada, reforçando o enfrentamento ao crime organizado no estado.