Os holofotes do campeonato brasileiro de base se viraram para Arthur Vilar depois que o surfista de 13 anos executou um ‘kerrupt’ na fase classificatória da categoria sub-14.
Ver essa foto no Instagram
A informação é do GE. O aéreo rodando tem alto grau de dificuldade e raramente é realizado por jovens da idade de Arthur, especialmente em campeonatos. O surfista nascido em João Pessoa e radicado em Baia Formosa é pupilo do campeão mundial e olímpico Italo Ferreira e grande promessa do esporte brasileiro.
Arthur Vilar disputa neste domingo as finais de três categorias. Campeão em 2024, ele defenderá os títulos na sub-14 e sub-16, além de buscar o feito inédito na sub-18. O campeonato nacional acontece em etapa única, realizada em Porto de Galinhas, em Pernambuco, com a presença dos principais nomes da base na modalidade.
Apesar da idade, o surfista de 13 anos já tem bastante bagagem, tendo surfado em algumas das melhores ondas do mundo, a exemplo de Pipeline, no Havaí, Mentawai, na Indonésia, e Maldivas. Ele também é referências em piscinas, com experiência nas ondas do Surf Ranch, casa do 11 vezes campeão mundial Kelly Slater.