O América enfrentou o Ceará na noite desta quinta-feira, no PV, quinta rodada da Copa do Nordeste e perdeu de 1 a 0, gol marcado pelo centroavante Pedro Raul, aos 28 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o time rubro caiu uma posição na tabela de classificação, quarto lugar, ainda no G4 classificatório.
O treinador Moacir Júnior, que não esteve à beira do gramado (não teria sido regularizado) surpreendeu a todos fazendo a opção por uma equipe alternativa sob a justificativa de priorizar a partida semifinal de domingo, diante do Santa Cruz, Campeonato Potiguar.
Para mim um grande erro. O que ficou evidente diante da má atuação do Ceará é que o time titular do América poderia voltar para Natal com três ou um ponto. Claro, tudo isso dentro do campo da teoria, mas não acreditdo que as chances sucesso não fossem bem maiores.
O primeiro tempo foi muito fraco. O América foi completamente dominado pelo Vovô que, mesmo assim, não apresentou um volume de jogo envolvente condizente com o tamanho de sua folha salarial. As melhores chances do Alvinegro foram pelos lados do campo, de onde veio a jogada para o gol de Pedro Raul.
A equipe potiguar não apresentava alternativas de saída, pecava na troca de passes, não tinha participação de seus atacantes - Thiaguinho e Romarinho nulos - e somente Giva brigando no meio-campo, veja bem, o centroavante marcando no meio-campo. Um chute apenas em gol desferido por Antônio Villa.
No segundo tempo, o América surpreendeu e nos primeiros minutos fez o que não havia realizado durante os 45 minutos iniciais, quase chega ao empate, até merecia sim essa igualdade. Depois da volúpia inicial o jogo se transformou numa alternância de jogadas sem muita emoção. O Ceará ainda levou algum perigo, mas a defensiva rubra, mais protegida, se portou bem.
Final, 1 a 0.