A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a proibir a venda do creme dental Colgate Total Clean Mint nessa quarta (30). A interdição já havia sido determinada em 27 de março, mas a empresa entrou com recurso, derrubando a decisão.
“A medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição”, destaca a nota divulgada pelo órgão.
A decisão impede que mais produtos sejam vendidos enquanto as denúncias de usuários que alegam ter tido feridas na boca depois de utilizar o produto são apuradas. A empresa trocou a formulação da pasta de dente recentemente, substituindo o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho.
Depois do uso, diversos consumidores do produto relataram sintomas como feridas na boca, inflamações gengivais e inchaços que chegam a impedir a alimentação.
“Se você perceber que tem feridas na boca, ardência ou alguma situação que não é comum em seu dia a dia fazendo o uso dessa pasta, a recomendação é suspender. Quando você pausa o uso, essas reações adversas cessam”, explica a dentista Anna Karolina Ximenes, da IGM Odontologia para Família.
Veja nota da Colgate
“A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento https://www.colgatepalmolive.com.br/contact-us.”