Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

FastaBode_Mossoro_1366x244px.png

Brasil

Banho em excesso ou com água muito quente pode prejudicar a saúde da pele, alerta dermatologista

FireShot Capture 267 - Dermatologista revela_ o jeito que você toma banho pode estar errad_ - [www.metropoles.com].png

Tomar banho é um hábito diário, mas a forma como ele é feito pode estar causando danos à pele sem que muitas pessoas percebam. A dermatologista Cristina Salaro explica que erros comuns, como a temperatura da água, o tempo gasto e o uso inadequado de sabonetes, podem comprometer a barreira natural de proteção cutânea. Com informações do Metrópoles.

Segundo a especialista, o ideal é que o banho seja rápido e com água morna. “A água muito quente retira a oleosidade natural da pele, deixando-a mais seca e sensível, suscetível a dermatites”, afirma.

Outro ponto de atenção é o uso do sabonete. Cristina orienta que ele seja aplicado apenas nas áreas mais propensas ao acúmulo de suor, sujeira e odor, como axilas, pés, região íntima e dobras do corpo. “Lavar o corpo inteiro com sabonete todos os dias pode prejudicar a microbiota e aumentar o ressecamento”, explica.

A escolha do produto também influencia na saúde da pele. A recomendação é optar por sabonetes com pH fisiológico, próximo ao da pele (cerca de 5,5), que limpam sem agredir. Já os sabonetes antibacterianos devem ser evitados no uso contínuo para não causar desequilíbrio na flora cutânea.

Cristina ainda aconselha evitar o uso de buchas e esponjas, que podem acumular microrganismos e irritar a pele. Além disso, banhos muito frequentes especialmente em dias frios ou secos podem agravar o ressecamento.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado