Neste sábado (16), Natal promove o Dia D de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), com a ação “Natal unida contra o HPV”. Durante o dia, as salas de vacinação dos cinco Distritos Sanitários estarão abertas, oferecendo o imunizante contra o HPV, além de outras vacinas para ampliar a proteção de crianças e adolescentes. A abertura oficial será às 9h, na Unidade de Saúde Felipe Camarão II, localizada na Rua Santa Cristina, 882, Felipe Camarão.
Ao longo da mobilização, cerca de 60 salas de vacina funcionarão das 8h às 12h para atender a população. Além disso, pontos extras estarão disponíveis nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, das 12h às 17h. Além da vacina contra o HPV, será possível atualizar outras imunizações previstas no calendário para essa faixa etária.
O foco da ação é a vacinação contra o HPV, infecção sexualmente transmissível (IST) que está entre as principais causas de alguns tipos de câncer. O público-alvo inclui crianças e adolescentes de 9 a 14 anos não vacinados, e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam o imunizante. Para quem nunca tomou a vacina, a imunização ocorre em dose única. Quem já iniciou o esquema vacinal não precisa repetir a dose.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público-alvo. Em Natal, cerca de 55.865 jovens entre 9 e 14 anos podem ser vacinados, mas a cobertura ainda é baixa, especialmente entre crianças de 9 a 10 anos, com apenas 33,88% das meninas e 26,84% dos meninos imunizados.
A vacina quadrivalente protege contra quatro tipos do HPV, incluindo dois responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero e mais da metade dos casos de outros cânceres relacionados ao vírus, como os de pênis, ânus, boca e orofaringe, além de verrugas genitais.
O Dia D marca o início das ações municipais para recuperar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes, visando atingir as metas para a conquista do Selo UNICEF 2025-2028, reforçando o compromisso de Natal com os direitos do público infantojuvenil da capital.