O Hospital DF Star informou neste domingo (13) que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para liberação de aderências intestinais e proteção da parede abdominal.
Após passar mal em um evento do PL no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11), o ex-presidente foi diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes.
"As equipes que assistem Bolsonaro optaram por um acordo comum pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo solicitado neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e adesão da parede abdominal", diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.
As aderências no intestino de Bolsonaro decorrem das múltiplas cirurgias que o ex-presidente já fez após levar uma facada durante a campanha eleitoral de 2018 .
Mais cedo, neste domingo, o senador Rogério Marinho ( PL -RN), que tem acompanhado o estado de saúde do ex-presidente, informou que Bolsonaro estava sendo operado e disse que a cirurgia deveria “demorar”.
Em uma rede social, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas ( Republicanos ), também solicitou a operação e desejou “força” e “pronta recuperação” ao ex-presidente.
Transferência em UTI aérea
Bolsonaro foi transferido, de Natal (RN) para Brasília , em uma UTI aérea na noite deste sábado (12).
Na última sexta, ele passou mal em um evento do PL no interior do Rio Grande do Norte . Em um primeiro momento, foi atendido em um hospital na cidade de Santa Cruz (RN) e, depois, designado pelo presidente para Natal, onde foi tomada a decisão de transferência para Brasília.
Neste domingo, Bolsonaro passou por uma "reavaliação clínico-cirúrgica" e foi submetido a "novos exames laboratoriais e de imagem", segundo comunicado do DF Star ( leia a íntegra aqui ).
Conforme o hospital, a reavaliação e os exames "evidenciaram a persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais previstas".
Antes de decidir pela cirurgia, a equipe médica tentou neste sábado resolver o problema com medidas clínicas , como jejum, descompressão gástrica, uso de sonda e hidratação intravenosa, mas não descartava uma cirurgia.
Em entrevista neste sábado, o médico Cláudio Birolini relatou que Bolsonaro teve dificuldades de forma recorrente. Esses episódios são comuns em pacientes submetidos a diversas cirurgias.
No entanto, segundo o especialista, desta vez o caso do ex-presidente “parece mais grave do que os anteriores” .
Nota do hospital DF Star
NOTA À IMPRENSA:
Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após a reavaliação clínico-cirúrgica, foram solicitados novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram a persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais. As equipes que o auxiliam optaram por um acordo comum pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo convidado neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e remoção da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini - Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique - Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha - Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer - Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges - Diretor Geral do Hospital DF Star
FONTE: G1