O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil pode ficar livre da gripe aviária e, assim, retomar as exportações de carne de aves em até 28 dias, caso não sejam detectados novos casos da doença. A matéria é de Daniela Santos, do Metrópoles.
“O protocolo do ciclo é de 28 dias para a gripe aviária. Se em 28 dias não houver nenhum outro caso confirmado no Brasil, nós podemos, baseado em ciência, dizer que o Brasil está livre de gripe aviária em todo o território nacional”, afirmou o ministro
Durante a conversa com jornalistas, o ministro destacou que, neste momento, o foco é no bloqueio e no rastreamento dos produtos originários da granja.
“A gente fazendo a inutilização de toda essa produção diminui muito o risco de novos casos, diminui muito mesmo. E, em feito isso, cumpre-se o prazo de 28 dias, que é o ciclo desse vírus. Então, se em 28 dias não tiver nenhum outro caso, a gente pode, com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado, aos compradores: o Brasil está [livre de gripe aviária]”.
Na semana passada, o ministério confirmou o primeiro foco da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS). Após o caso, oito países — entre eles, a China e a Argentina — e a União Europeia suspenderam a importação de carne de aves do Brasil. Nesta segunda, o Japão anunciou a suspensão parcial de importações.