Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares causam a morte de 400 mil brasileiros todo ano. A cada 90 segundos no país, uma pessoa morre vítima de alguma condição que afeta a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Entretanto, 80% desses casos são evitáveis, o que envolve fazer um check-up anual e adotar hábitos saudáveis, no caso, praticar atividade física, não fumar, manter uma alimentação saudável, entre outros.
Em relação ao pilar alimentação, um determinado alimento pode contribuir para o bom funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos.
Considerada a fruta mais consumida de Norte a Sul do Brasil, segundo dados do Sebrae de 2023, a banana tende a ajudar de “forma relevante a saúde cardiovascular, dentro de um contexto alimentar equilibrado”, explica a médica Rafa Weiber. “A banana não é um ‘remédio isolado’, seu benefício depende da sinergia com outros hábitos saudáveis”, sustenta.
A cardiologista destaca que bananas verdes ou partes da fruta, a exemplo da fibra da casca, têm compostos antioxidantes e amido resistente, capazes de modular o microbioma intestinal, produzir ácidos graxos de cadeia curta e influenciar de forma positiva o metabolismo lipídico e glicêmico. “Já se tratando dos vasos, nela se encontra o potássio, um eletrólito essencial, que apresenta efeito endotelial, melhorando a dilatação arterial mediada por fluxo, um marcador de saúde vascular”, acrescenta.