O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (15), a qualidade do Congresso Nacional, ao discursar diante do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em cerimônia de comemoração pelo Dia dos Professores e de anúncios do Programa Mais Professores, no Rio de Janeiro. O petista afirmou que o Congresso nunca teve “tão baixo nível” como atualmente. A informação é do O Antagonista.
“O ano que vem tem eleição. A eleição não é brincadeira. A gente não vota porque recebe um papelzinho na porta da escola. É preciso pesquisar quem são as pessoas, quem tem compromisso com a gente. Quem pensa não igual a você, porque ninguém precisa pensar igual a ninguém. Mas quem é que tem compromisso com as coisas que você acredita que precisam ser feitas neste país”, iniciou Lula.
“É assim que a gente escolhe. Não é o mais bonito, o mais alto, o mais negro, o mais baixo, o mais branco, não, não é assim. É pelo que a pessoa pensa e pelo histórico das pessoas. Tem que analisar qual é o compromisso das pessoas. Porque o Hugo é presidente deste Congresso. Ele sabe que este Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora”, acrescentou.
Ainda segundo o presidente, a extrema-direita que se elegeu na eleição de 2022 “é o que existe de pior”. “A gente não pode ter um presidente que nega que existiu o covid, que nega a vacina, que distribui remédio para as pessoas tomar que não valem nada. Que tinha um ministro da Saúde que não entendia por** nenhuma de saúde”.
Motta também discursou no evento. Quando foi chamado ao microfone, foi vaiado pela plateia. Diante das vaias, Lula chegou a se posicionar ao lado do deputado. Porém, pouco depois, a plateia ainda entoou “sem anistia”, em protesto contra o projeto de lei, em tramitação na Câmara, que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.