Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Internacional

Envolvida no caso Odebrecht, ex-primeira-dama do Peru pede refúgio ao Brasil

Foto: Foto: Reuters/Mariana Bazo

A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, solicitou refúgio ao Brasil nesta quarta-feira (16), após receber asilo diplomático do governo brasileiro. Ela desembarcou em Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhada do filho mais novo, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia. A informação é dos repórteres Léo Lopes e Iuri Pittada, da CNN Brasil.

Segundo o Ministério da Justiça, ambos solicitaram à Polícia Federal o reconhecimento da condição de refugiados, com base na Lei Brasileira de Refúgio. Enquanto o processo é analisado pelo Conare (Comitê Nacional para Refugiados), mãe e filho estão autorizados a permanecer no país.

A defesa de Nadine, liderada pelo advogado Marco Aurélio de Carvalho, afirma que a solicitação se baseia em perseguição política e também em questões humanitárias, já que a ex-primeira-dama enfrenta um câncer.

Nadine e o marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados nesta terça (15) a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um processo ligado ao caso Odebrecht. A Justiça peruana aponta que o casal teria recebido dinheiro da empreiteira brasileira e do governo da Venezuela, durante a campanha de Humala em 2011.

A presidente do Peru, Dina Boluarte, concedeu um salvo-conduto para a saída de Heredia e seu filho, após o Brasil confirmar o asilo. A defesa afirma que pretende recorrer da condenação em instância superior.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado