Abril de 2025 promete ser um mês de folga para muita gente. Com a Sexta-feira Santa no dia 18 e o feriado de Tiradentes na segunda-feira, 21 de abril, muitos trabalhadores poderão emendar um fim de semana estendido — ainda mais com a Páscoa, celebrada no domingo, 20. Apesar de não ser feriado oficial, a data contribui para o clima de celebração e descanso. A informação é do O Antagonista.
A combinação dos feriados pode gerar impactos principalmente no setor público, escolas e empresas com calendários locais. Em alguns estados e municípios, pontos facultativos podem ampliar ainda mais os dias de folga.
Novas regras para o comércio em feriados
A partir de 1º de julho, entram em vigor novas regras que afetam o funcionamento do comércio e serviços em feriados. Uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determina que as empresas só poderão abrir nesses dias mediante acordo com os sindicatos dos trabalhadores.
A medida visa cumprir a Lei 10.101/2000, que exige negociação prévia para o trabalho em feriados no setor comercial. Serviços essenciais e áreas já autorizadas — como turismo e lazer — não serão afetados.
O trabalhador que atuar em feriado continuará tendo direito à remuneração em dobro ou compensação com folga. Empresas que descumprirem as novas regras podem ser multadas.
Confira os próximos feriados de 2025
-
1º de maio (quinta) – Dia do Trabalhador
-
19 de junho (quinta) – Corpus Christi (ponto facultativo)
-
7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
-
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
-
2 de novembro (domingo) – Finados
-
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
-
20 de novembro (quinta) – Dia da Consciência Negra
-
25 de dezembro (quinta) – Natal
Já as vésperas de Natal e Ano Novo serão pontos facultativos a partir das 14h.
Com esse calendário, os brasileiros têm boas oportunidades para planejar viagens, descansar ou simplesmente curtir o tempo livre com a família.