Um dia após a realização da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, cerca de 3,51 milhões de participantes aguardam a divulgação do gabarito oficial das provas objetivas, que será publicada na quinta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com informações da Agência Brasil.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa em Brasília, na noite deste domingo (9), após o balanço do primeiro dia de aplicação das provas.
De acordo com o ministério, os candidatos poderão acessar o gabarito no portal do Inep, na seção Provas e Gabaritos. A divulgação ocorrerá antes do prazo previsto no edital, que estabelecia a data limite de 28 de novembro.
Primeiro dia de provas
No domingo (9), os participantes responderam a 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além da redação, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
As provas foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios dos 27 estados brasileiros.
Próximas etapas do Enem 2025
A segunda etapa do exame será aplicada no domingo (16), com 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). A duração será de cinco horas.
Os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou foram acometidos por doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação das provas entre 17 e 21 de novembro, até as 12h (horário de Brasília), por meio da Página do Participante, acessível pela plataforma Gov.br.
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas ocorrerão excepcionalmente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Já a reaplicação nacional do Enem está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro.
Resultados e certificação
O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro de 2026, em data ainda a ser confirmada pelo Inep. Já o desempenho dos treineiros será liberado cerca de 60 dias depois, apenas para autoavaliação.
Nesse mesmo período, será disponibilizada a vista pedagógica da redação, permitindo aos participantes conferir a pontuação em cada competência avaliada.
Neste ano, o Enem voltou a ser utilizado para certificação do ensino médio. Mais de 98 mil candidatos maiores de 18 anos se inscreveram com esse objetivo. Para obter o certificado, é necessário atingir mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Importância do exame
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Financiamento Estudantil (Fies).