Hospital Infantil Varela Santiago, divulgou uma nota de atualização nesta sexta-feira (05).
“O Hospital Infantil Varela Santiago informa que os procedimentos cirúrgicos eletivos foram retomados parcialmente nesta sexta-feira, 5 de setembro. Nosso compromisso permanece sendo o de assegurar assistência de qualidade às crianças e adolescentes de todo o Rio Grande do Norte, que dependem diariamente dos serviços do Varela Santiago.”
Superintendência do Hospital Infantil Varela Santiago
Nos últimos dias, o hospital enfrentou a suspensão de 72 cirurgias eletivas em decorrência da greve de médicos iniciada no dia 1º de setembro.
Entre terça-feira (2) e sexta-feira (5), os cancelamentos ocorreram da seguinte forma:
- Terça-feira (2): 26 procedimentos
- Quarta-feira (3): 13 procedimentos
- Quinta-feira (4): 12 procedimentos
- Sexta-feira (5): 21 procedimentos
Segundo a direção da unidade, a paralisação se deu porque nenhum cirurgião pediátrico das empresas contratadas pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde havia se apresentado para atender no período.
A greve foi aprovada em assembleia do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed-RN), em protesto contra a substituição da Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN) por duas empresas terceirizadas — Justiz e Proseg — em um contrato emergencial estimado em R$ 208 milhões.
Enquanto o sindicato classifica os contratos como ilegais e orienta médicos a não aceitarem vínculo com as novas empresas, a Prefeitura de Natal defende a medida, afirmando que a mudança corrige a “precariedade jurídica” da Coopmed, que atuava sem contrato formal desde junho de 2023.
Com a retomada parcial anunciada nesta sexta-feira (5), o hospital espera restabelecer gradualmente a normalidade dos atendimentos cirúrgicos, reduzindo o impacto sobre crianças e adolescentes que dependem dos serviços da unidade.