Após quatro décadas de existência, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) vai realizar, em 2025, seu primeiro concurso público. O edital foi publicado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial do Estado, com oferta de 180 vagas para cargos de nível superior nas áreas ambiental, administrativa e de fiscalização.
As inscrições estarão abertas de 28 de abril a 30 de maio, exclusivamente pelo site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), organizador do certame. As provas serão aplicadas em 27 de julho.
O concurso oferece 113 vagas para Analista Ambiental, com 24 especialidades, incluindo biologia, geologia, engenharia ambiental, arquitetura, pedagogia e antropologia. Para o cargo de Analista Administrativo, são 27 vagas distribuídas entre 10 áreas de formação, como administração, direito, contabilidade e jornalismo. Já o cargo de Fiscal Ambiental dispõe de 40 vagas e exige formação superior em qualquer área.
Além da prova objetiva — que cobrará conhecimentos em língua portuguesa, história e geoeconomia do RN, informática e conteúdos específicos das áreas —, todos os candidatos também realizarão uma prova discursiva. Ambas as etapas serão classificatórias e eliminatórias.
A seleção ainda reserva vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência. O concurso terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
A realização do concurso atende a um antigo pleito da instituição, que hoje opera majoritariamente com servidores temporários. A expectativa é de que a entrada de profissionais efetivos fortaleça o trabalho técnico do IDEMA, sobretudo no licenciamento ambiental, fiscalização e políticas públicas de sustentabilidade.
Foto: Sandro Menezes/Assecom