O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), criticou nesta quinta-feira (10/4) o apoio de parlamentares da base governista ao projeto de anistia dos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. Segundo o petista, a proposta, apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contraria diretamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do repórter Augusto Tenório, do Metrópoles.
“Eu só acho estranho que gente que diz ser da base do governo assina o Projeto de Lei da Anistia, que não é para 8 de Janeiro, que vale [também para crimes cometidos] depois de 30 de outubro, que é para anistiar Bolsonaro num julgamento que nem começou. Eu acho isso muito estranho. Acho que as pessoas têm de se definir”, afirmou Lindbergh ao site Metrópoles.
A declaração ocorre em meio às articulações para uma nova reforma ministerial, com disputas por espaço entre União Brasil e PSD dentro do governo. O Planalto monitora com atenção o avanço do projeto de anistia no Congresso, considerado um teste de fidelidade de sua base parlamentar.