Nas redes sociais, talvez você já tenha se deparado com vídeos que mostram uma loja com uma porta extremamente estreita quando está parcialmente aberta, que só permite a passagem de pessoas magras (vídeo abaixo). Trata-se de um estebelecimento parisiense da polêmica marca Brandy Melville, uma etiqueta feminina de fast fashion conhecida por oferecer somente um tamanho único, entre o que costuma ser o P e o PP das marcas tradicionais.
A noticia é do portal METRÓPOLES. Apesar das críticas sobre a falta de inclusão e variedade, a etiqueta de origem italiana é um sucesso entre adolescentes. Vem entender!
As críticas começam pelo conteúdo publicitário da Brandy Melville, concentrado em garotas brancas, magras e loiras. Modelos não-brancas são minoria nas fotos do Instagram da label. No caso da loja em Paris, na 71 Rue de Rannes, a limitação física gerada pela largura da porta entreaberta também costuma ser lida como um indicativo do público-alvo da marca, atrelado à magreza extrema.
Parte do público da etiqueta defende que há uma demanda de peças menores, tal como a de opções plus size. O fator polêmico, todavia, está na exclusividade de itens com tamanho pequeno, na corrente contrária dos valores de positividade corporal e inclusão, que ganharam ênfase na última década.