O chanceler brasileiro Mauro Vieira encerrou a agenda nos Estados Unidos e deve retornar ao Brasil ainda nesta terça-feira (29), segundo fontes diplomáticas. A notícia é do blog Priscila Yazbek, na CNN Brasil.
O ministro participou, nos últimos dois dias, da conferência que discute a solução de dois Estados na sede da ONU em Nova York.
Vieira havia feito um gesto ao governo americano, avisando que estaria nos Estados Unidos e disposto a ir a Washington caso a Casa Branca habilitasse algum negociador de alto nível para tratar da retomada das negociações sobre as tarifas. Mas não houve uma resposta positiva do governo Trump.
Fontes do governo americano afirmaram à CNN Brasil na tarde desta terça-feira (29) que não há nenhuma reunião prevista com o chanceler, confirmando que a tentativa do Brasil foi frustrada.
O ministro realizou três reuniões bilaterais nesta terça-feira: com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Mustafa; o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi; e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Integração Africana do Senegal, Yassine Fall.
O chanceler também participou de uma reunião informal da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).
Na segunda-feira (28), Vieira já havia realizado bilaterais com a Áustria, o Canadá, a Espanha e Portugal.