O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes marcou para o dia 14 de abril o interrogatório do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro na ação penal em que ele é réu por coação no curso do processo. A audiência será realizada às 14h por videoconferência.
A noticia é do portal R7. “Deverá a Secretaria disponibilizar sala de audiência, nas dependências do Supremo Tribunal Federal, de onde o ato de interrogatório será conduzido, com apoio de pessoal e equipamentos, inclusive com o fornecimento de link para a videoconferência e encaminhamento às partes”, afirmou Moraes.
Em novembro do ano passado, por unanimidade, o STF aceitou a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da União) no inquérito que apurou a atuação de Eduardo Bolsonaro junto ao governo dos Estados Unidos.
A investigação aponta que ele teria articulado com a equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, para promover o tarifaço sobre produtos brasileiros, além da suspensão de vistos de integrantes do governo federal e magistrados do STF. O ex-parlamentar está nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025.
No fim de 2025, a Mesa Diretora da Câmara decidiu cassar o mandato de Eduardo Bolsonaro por excesso de faltas. A medida foi fundamentada no dispositivo constitucional que proíbe deputados e senadores de faltar a mais de 1/3 das sessões deliberativas do ano.