O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é lembrado anualmente no dia 20 de fevereiro. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal reforça a conscientização sobre os danos que o consumo de substâncias como álcool e outras drogas podem causar, além de promover a conscientização sobre os perigos associados a essas práticas e informar os locais em que os munícipes podem buscar acolhimento.
Considerada como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência de drogas pode causar muitos transtornos, tanto para o indivíduo, como para seus familiares e entes queridos. Substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína, entre outros, podem causar dependência física e psicológica nos indivíduos e causar diversos problemas de saúde.
O acolhimento inicial para qualquer dependência química tem como porta de entrada as unidades de saúde do território. Nelas, o usuário é acolhido pela equipe que realiza a abordagem comportamental e a avaliação clínica para cada caso, direcionando para cada necessidade específica. “Hoje trabalhamos o dia mundial de combate ao alcoolismo e outras drogadições, uma data preconizada pelo Ministério da Saúde, que vem fazer esse alerta, principalmente para o consumo compulsivo de substâncias como o alcoolismo e o tabagismo, que somados são associados a mais de 11 milhões de mortes por ano”, comenta Luana Carvalho, responsável técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
Além das unidades de saúde, os munícipes podem procurar também um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltados ao acolhimento de dependentes de álcool e outras drogas. O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea ou por intermédio de uma unidade de atenção primária, ou especializada. O usuário passa por uma triagem e logo após é direcionado para o acompanhamento mais adequado no local.
Outro dispositivo da SMS com foco na prevenção da dependência de substâncias químicas é o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD), programa em funcionamento há 30 anos no município. O APTAD é um serviço aberto ao público por procura espontânea, localizado na Rua Governador Valadares, n.º 01, no bairro Neópolis. “No Ambulatório, o usuário é acolhido e acompanhado pela equipe multiprofissional do local, de acordo com a sua demanda e necessidade química, sendo direcionado para os grupos terapêuticos desenvolvidos no local”, explica Luana.
Confira os serviços especializados oferecidos em Natal para o combate as drogadições:
Distrito Sanitário Sul
APTAD - Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições - Av. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi.
Distrito Sanitário Leste
CAPS Luiz Gonzaga Moreira - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste - Rua Pacífico de Medeiros, n.º 55, Barro Vermelho.
Distrito Sanitário Norte I e II
CAPS José Jeová dos Santos - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II - Av. Rio Doce, S/N - Conjunto Santarém - Potengi.