O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), apresentou nesta quinta-feira (28), um requerimento para que o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, preste esclarecimentos sobre a comitiva brasileira que viajou a Roma, na Itália, por ocasião do funeral do papa Francisco. A notícia é do repórter Guilherme Resck, do O Antagonista.
Zucco pergunta ao ministro, entre outros pontos, quem eram os integrantes da comitiva oficial; quais foram os critérios usados para a seleção dos membros do grupo; qual o custo total da viagem para os cofres públicos; qual o período total da viagem; quais medidas foram adotadas para garantir que os gastos relacionados à viagem fossem feitos de forma ética e responsável; e se há previsão para a divulgação pública detalhada dos gastos efetuados com a viagem.
O pedido de informações foi entregue à Mesa Diretora da Câmara e, agora, esta deverá designar um relator para analisá-lo. O envio ao ministro só ocorrerá após a análise do relator.
“Justifica-se o requerimento diante da necessidade de zelar pela adequada aplicação dos recursos públicos, especialmente em momentos em que o país enfrenta desafios econômicos e sociais significativos“, afirma Zucco no documento.
“A transparência e a responsabilidade fiscal são pilares fundamentais da administração pública, e é dever desta Casa Legislativa fiscalizar e assegurar que tais princípios sejam rigorosamente observados”, complementa.
Uma foto da comitiva divulgada pelo governo federal mostra que, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), integraram a comitiva a primeira-dama, Janja; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; a diretora do Banco dos Brics, Dilma Rousseff; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), entre outros nomes.