O mundo se despediu, neste sábado (26/4), do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica. Após ser velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e transportado até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, o corpo do papa foi sepultado, por volta das 8h10 (horário de Brasília). A matéria é de Giovanna Estrela e Manoela Alcântara, do Metrópoles.
O funeral começou às 10h do horário local – 5h no horário de Brasília –, com uma cerimônia é presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Por volta das 7h20 do horário de Brasília, teve início o cortejo fúnebre de papa Francisco pelas ruas do Vaticano. Em seguida, o caixão com o corpo do pontífice saiu da Basílica de São Pedro até a de Santa Maria Maggiore, para ser enterrado em local de acesso público, como pedido pelo próprio líder religioso.
Enquanto deixava o Vaticano, o carro que transportava o caixão do papa foi aplaudido por pessoas nas ruas, que se mantiveram majoritariamente em silêncio, em respeito à morte de Francisco.
Pouco depois de chegar à Basílica de Santa Maria Maior, o corpo foi sepultado durante uma cerimônia marcada por ritos religiosos e mais homenagens fúnebres.
Imagem: Franco Origlia