Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Internacional

Pessoas que param de tomar canetas emagrecedoras voltam ao peso original em um ano, mostra pesquisa

girocoptero.jpg

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revelaram que pessoas que utilizam medicamentos para perda de peso como Ozempic, Wegovy e Mounjaro tendem a recuperar o peso perdido em até um ano após a interrupção do tratamento.

A análise, apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade, reuniu dados de 11 estudos sobre medicamentos à base de GLP-1 e acompanhou 6.370 adultos. Segundo os pesquisadores, os pacientes perdem em média 8 kg com as injeções, mas retornam ao peso original em cerca de 10 meses após o fim do uso.

Usuários de semaglutida (Wegovy) e tirzepatida (Mounjaro) apresentaram perdas maiores, chegando a 16 kg, mas voltaram a ganhar cerca de 9,6 kg em um ano, o que indicaria a retomada total do peso anterior em cerca de 20 meses.

Os cientistas compararam esse resultado com dados de dietas tradicionais, que também levam à recuperação do peso, porém em ritmo mais lento — normalmente, em até cinco anos. A explicação pode estar na ausência de estratégias comportamentais: com os remédios, a sensação de fome é suprimida sem a necessidade de mudanças de hábito. Quando o medicamento é interrompido, a fome retorna, mas a pessoa não desenvolveu mecanismos para lidar com ela.

As conclusões preocupam autoridades de saúde como o NHS, sistema público britânico, que segue diretrizes do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (Nice), as quais restringem o uso dessas injeções a no máximo dois anos.

O estudo também chama atenção para o alto número de desistências do tratamento — motivadas por efeitos colaterais, falta de resultados ou custos elevados quando comprados fora dos sistemas públicos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado