A Polícia Federal (PF) vai passar o filme Ainda Estou Aqui, ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, durante a celebração do 81º aniversário da corporação. O filme será exibido na segunda-feira (31), mesma data em que o golpe militar de 1964 completa 61 anos. A informação é do Metrópoles.
A reportagem apurou que a PF vai celebrar o aniversário na segunda-feira (31), mas a Polícia Federal completa 81 anos nesta sexta-feira (28). O filme será apresentado aos servidores no Cine Brasília (106/107 Sul).
Premiado e aclamado, o filme Ainda Estou Aqui tornou-se um marco do cinema brasileiro. A produção alcançou um número expressivo nas bilheterias pelo país e conseguiu três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz.
Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, o filme brasileiro é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubes Paiva, retratando a trajetória da família Paiva: Rubens, o pai, Eunice, a mãe, e seus cinco filhos.
Segundo a sinopse do livro, Eunice Paiva foi uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso, torturado e morto por agentes da ditadura
Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas e nunca chorou na frente das câmeras.