A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), líder da Minoria na Câmara, protocolou uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando a imediata divulgação dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes à alfabetização. A parlamentar também pede a responsabilização dos gestores públicos envolvidos na decisão de reter essas informações. A informação é do O Antagonista.
O pedido tem como base uma reportagem da Folha de S.Paulo, publicada na última quinta-feira (27), que revelou a decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não divulgar os resultados da última edição do Saeb, realizada em 2023. Segundo a matéria, técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmam que a omissão estaria relacionada às discrepâncias entre os dados do Saeb e de outro sistema de avaliação criado pelo governo Lula.
De acordo com o gabinete da deputada, a representação encaminhada ao TCU pede a publicação imediata dos dados e microdados do Saeb 2023 sobre o 2º ano do Ensino Fundamental, a investigação dos responsáveis pela decisão de esconder as informações e a devida responsabilização dos gestores públicos envolvidos na omissão.
Paralelamente, Caroline de Toni também protocolou um requerimento de informação na Câmara dos Deputados cobrando explicações do Ministério da Educação sobre a falta de transparência na divulgação dos dados da alfabetização.
“Lula costumava inventar dados sobre o Brasil para outros países”, criticou a deputada. “Agora, ele acha que pode esconder a verdade sobre a educação e contar a lorota que quiser. Mas nós, da Minoria, não vamos permitir que ele continue enganando a população”, completou.