O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, conversaram pela primeira vez, neste domingo (4), sobre o plano de ressarcimento de aposentados e pensionista roubados por uma esquema fraudulento de entidades associativas. A informação é da coluna Basília Rodrigues, da CNN Brasil.
A reunião durou cerca de duas horas, no ministério da Previdência, em Brasília. Wolney e Waller não se conheciam até então.
Segundo relatos à CNN, Waller atualizou o ministro sobre os primeiros passos. Wolney assumiu o INSS na quarta-feira (30), por decisão do Palácio do Planalto, em episódio que ampliou o desgaste do ex-ministro da pasta Carlos Lupi, que não foi consultado.
Sem relações políticas com o PDT, Waller — que é procurador federal — tem sido chamado de “xerife” por funcionários da pasta.
Na sexta-feir (2), o novo ministro da Previdência, se encontrou com o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias.
O governo prepara ações de ressarcimento para cobrar na justiça as empresas investigadas. Antes disso, caberá ao INSS restituir aposentados e pensionistas prejudicados.