Policiais civis do Rio de Janeiro prenderam nessa terça-feira (29) um homem acusado de descumprir medidas protetivas e ameaçar de morte sua ex-companheira. Para burlar investigações e continuar com as intimidações, o suspeito usava comprovantes de transferências bancárias via Pix no valor de R$ 0,01 para enviar mensagens com conteúdo violento e ameaçador.
A prisão ocorreu em uma residência no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste da capital. Segundo os investigadores, o homem já era alvo de uma ordem judicial que o impedia de manter qualquer contato com a vítima, mas ignorava as restrições de forma sistemática e planejada. A informação é do Metrópoles.
De acordo com a polícia, o autor fazia depósitos simbólicos na conta da vítima apenas para inserir mensagens no campo de descrição do Pix, que funcionavam como recado de terror. Entre as frases enviadas estavam: “Vou matar um por um, acredite”, “Toda madrugada eu estou no sítio vigiando vocês”, “Você pode se esconder, mas nós vamos bater de frente” e “Vou ser preso, mas saio em no máximo três meses.”
Além disso, o agressor trocava de número de telefone semanalmente para dificultar o rastreamento e criava perfis falsos em redes sociais para difamar a ex-companheira.
O homem foi autuado em flagrante por descumprimento de medida protetiva, e a polícia segue investigando se outras infrações podem ser adicionadas, como ameaça, perseguição e possível violação de dispositivos da Lei Maria da Penha.