Deputados do Novo e da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se envolveram em um bate-boca no plenário da Câmara nesta quarta-feira (5/11). A deputada Duda Salabert (PDT-MG) chamou a legenda de “bolsonarismo de sapatênis”, arrancando risadas até mesmo de integrantes do Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A noticia é de LUCIANA SARAVIA. O plenário deliberava sobre um projeto para incluir medidas de mitigação de mudanças climáticas na educação. O Novo propôs tirar o termo “justiça climática” do substitutivo, ao que a pedetista orientou contra.
“O partido Novo, que é o bolsonarismo de sapatênis, quer tirar do texto o termo ‘justiça climática’ do projeto. Não há justiça social sem justiça climática”, declarou Duda Salabert, seguida por risadas no plenário.
Ante as declarações, o deputado Gilson Marques (Novo-PR), que havia defendido o destaque, disse que ele “quer utilizar qualquer calçado” e que “logo a Duda, quem todos sabem das escolhas estéticas”. Deputados da base vaiaram e chamaram as declarações de “ridículas”.
“A deputada que me antecedeu, a Duda, que é do partido do [Carlos] Lupi, do roubo dos aposentados, criticou a escolha de alguns membros do Novo que supostamente usam sapatênis. Logo a Duda, que todos conhecem as escolhas estéticas que ela utiliza, basta olhar as vestimentas que ela utiliza para saber o quanto é positivo ou negativo. Eu quero utilizar qualquer calçado”, disse.