O senador Sergio Moro (União-PR) se manifestou nesta quinta-feira (11/1) depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o nome de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A notícia é do Metrópoles. “Fica então entendido que aceitar cargo em ministério não é e nunca deveria ter sido causa de suspeição”, escreveu o ex-juiz e ex-ministro no X, antigo Twitter.
Lewandowski será o sucessor de Flávio Dino no MJSP, uma vez que este foi indicado e aprovado pelo Senado Federal para assumir a cadeira no STF deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber.
Moro assumiu a mesma pasta no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nomeação foi criticada, à época, uma vez que o então juiz atuou na Operação Lava Jato, que levou à prisão de Lula, o que o impossibilitou de disputar o pleito contra Bolsonaro em 2018.
Segundo o chefe do Executivo federal, Lewandowski tomará posse em 1º de fevereiro. Dino, por sua vez, assume a vaga no Supremo em 22 de fevereiro.