A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quinta-feira (25), a “Operação Retomada”, que resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão contra investigados por crimes de roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e participação em organização criminosa. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Natal (DEFUR) e pela 25ª Delegacia de Polícia de Nísia Floresta (25ª DP), com apoio de outras unidades especializadas.
Ao todo, quatro homens foram presos em Natal, Parnamirim, Touros e Nísia Floresta. Assista o vídeo abaixo:
Origem das investigações
As apurações começaram após um arrastão ocorrido na madrugada de 9 de agosto deste ano, em uma residência de um policial civil. Na ocasião, foram levados joias, um veículo, uma arma de fogo e outros objetos. Após o crime, parte dos envolvidos seguiu praticando delitos violentos em Natal, incluindo roubos de veículos e confrontos entre facções criminosas.
Drogas, armas e apreensões
Durante as diligências, os policiais encontraram drogas e armas em poder dos suspeitos. Foram apreendidos:
- uma arma de fogo artesanal;
- cerca de 155 pedras de crack, além de uma pedra maior da mesma substância;
- 11 porções grandes de maconha;
- 23 porções de pó branco semelhante à cocaína;
- aproximadamente 2 quilos de pó branco utilizado para mistura;
- balança de precisão, sacolas plásticas, dinheiro fracionado, relógios e celulares.
Atuação criminosa e intimidação
Segundo as investigações, os presos são apontados como integrantes de uma facção criminosa local. No dia 10 de setembro, eles foram flagrados circulando em um carro vermelho pelos bairros de Mazapa, Primavera e Bonfim, em Nísia Floresta, onde realizaram disparos de arma de fogo, proferiram ameaças e exibiram armamento. As cenas foram registradas em vídeos divulgados nas redes sociais, causando pânico entre os moradores.
Apoio e continuidade das investigações
A operação contou com o apoio da Delegacia de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV), da Divisão de Combate ao Crime Organizado (DEICOR), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Delegacia de Narcóticos (DENARC) e da 88ª Delegacia de Touros.
O nome “Retomada” faz referência ao compromisso das forças de segurança em devolver a paz e a tranquilidade à população de Nísia Floresta e da Grande Natal. A Polícia Civil informou que as investigações prosseguem para identificar e prender outros envolvidos.