O Complexo Turístico da Redinha, na Praia da Redinha, entra na fase final de sua execução. Com investimentos na ordem de mais de R$ 30 milhões, o equipamento está passando pelo processo de acabamento e finalização para poder abrir suas portas. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou o local nesta sexta-feira (25) e apresentou os detalhes do projeto para a imprensa, representantes do trade turístico, permissionários, secretários municipais e servidores. O novo Mercado da Redinha vai contar com 32 boxes, sete restaurantes, 33 boxes, sete restaurantes, praça de alimentação, mirante, píer e deck para embarcações, além de varanda panorâmica. A projeção é que o Complexo seja entregue dentro de 30 dias
“Essa é uma obra de grande representatividade e vai transformar a realidade da região. Estamos nas novas instalações do Mercado da Redinha, um espaço pensado, arquitetado e executado com muito capricho, zelo e responsabilidade. Nossa gestão tem um viés desenvolvimentista. Nossos projetos e iniciativas possuem essas características e o Novo Mercado vai cumprir essa funcionalidade de gerar emprego, renda e ampliar as oportunidades para quem mora, trabalha e frequenta a Redinha”, destacou Álvaro Dias
O ganho para o turismo de Natal, principal atividade econômica da cidade, também foi ressaltado pelo chefe do executivo municipal: “Estamos criando mais um produto turístico para a cidade, potencializando e fortalecendo o setor, que mais gera emprego e renda no Município. Nunca uma administração fez tanto pelo turismo como a nossa. Além do Complexo Turístico da Redinha, também estamos fazendo a engorda de Ponta Negra, requalificando a orla das praias da zona leste, ampliando os investimentos em divulgação e dando a devida importância que o segmento merece”, detalhou o prefeito.
Esse conjunto de obras e serviços mereceu o devido reconhecimento por parte dos representantes do setor. George Costa, representante da Fecomércio/RN, congratulou o prefeito pela execução do Complexo, bem como destacou o olhar diferenciado e o cuidado da gestão para valorizar o turismo local: “É inegável o esforço e atenção que o turismo de Natal vem recebendo dessa administração. Hoje estamos aqui para saudar a chegada do Complexo Turístico da Redinha, que agrega um potencial enorme e será sem dúvida um grande ponto de visitação e uso dos turistas. As agências e receptivos já estão planejando incluir essa área em seus pacotes O setor reconhece e agradece esse trabalho em prol do progresso da cidade”, disse Costa.
Complexo da Redinha
Além do novo Mercado Público da Redinha, o projeto inteiro possui ainda outros cinco lotes. O primeiro deles contempla a requalificação da rua Maruim, que recebeu investimentos de R$ 5,5 milhões. A via está em fase de conclusão e foi completamente modificada para ser entregue com pavimentação asfáltica, duas faixas de rolamento em cada sentido, separadas por uma ciclovia em canteiro central, amplas calçadas arborizadas em toda sua extensão, além da construção de uma praça com academia para os moradores da região. A iluminação em LED já está instalada.
Ainda na área da mobilidade urbana no local, a Prefeitura realiza a reestruturação viária do antigo acesso à Redinha, com capeamento asfáltico e execução do passeio com acessibilidade do trecho da av. Doutor João Medeiros Filho a partir do viaduto da Redinha até o entroncamento com a rua Francisco Ivo, rua José Herôncio de Melo, a partir da rua Francisco Ivo até a rua Engenheiro Clóvis Aragão. Inclui ainda a rua Engenheiro Clóvis Aragão, a partir da rua José Herôncio de Melo até a av. João Medeiros Filho.
Em outro lote da obra, já foram executadas a requalificação do sistema de defesa costeira (com enrocamento) da Praia da Redinha, do trecho do rio Potengi, a urbanização e drenagem do entorno do Mercado Público da Redinha. Além disso, tem o novo clube de artesanato (antigo Clube da Redinha). Foi necessário construir uma nova estação de tratamento de esgoto para atender toda a contribuição que virá do mercado.
Concessão
A Prefeitura de Natal adotou o modelo concessão para gerir o Complexo Turístico da Redinha. A Parceria Público Privada prevê o vencedor da licitação vai explorar o espaço por um período de 25 anos, garantindo o retorno dos antigos permissionários com contratos iniciais de 4 anos, prorrogáveis por mais 4. A lei também estabelece um escalonamento nos valores de locação, oferecendo isenção no primeiro ano e descontos progressivos nos anos subsequentes. Além disso, o concessionário será responsável por fornecer todo o enxoval necessário para os permissionários, incluindo cutelaria, eletrodomésticos e mobiliário.
Danielle Mafra, secretaria especial de Concessões e Parcerias Público Privadas de Natal, falou sobre a finalização do processo de elaboração do edital de licitação para a concessão do equipamento: “Nos reunimos com os profissionais da Federação das Indústrias do RN (FIERN) para discutir como será esse documento. Recebemos também sinalizações e sondagens positivas de potenciais interessados. Esse é um equipamento de alto nível que terá um impacto social e econômico muito grande para Natal quando estiver em pleno funcionamento”, contou.
Ela reforçou ainda a preocupação da Prefeitura em garantir a permanência dos antigos comerciantes do Mercado da Redinha: “Estamos falando de um espaço histórico e tradicional de Natal. São mais de 40 anos de história. Com muita responsabilidade e sensibilidade, a gestão do prefeito Álvaro Dias ofereceu todo suporte aos antigos permissionários, os capacitou com cursos em diversas áreas e garantiu a permanência de todos no novo Mercado”, disse Danielle.
Comerciante e permissionária mais antiga do Mercado da Redinha, Dona Ivanize Barbosa, não escondia a empolgação e a expectativa pela reabertura do equipamento: “Estou aqui há 48 anos. Minha mãe foi quem criou a ginga com tapioca, essa iguaria gastronômica única de Natal e nosso patrimônio. Acompanhar essa transformação me deixa muito emocionada e estou ansiosa para poder utilizar meu boxe. Tudo está muito lindo”, contou ela que dedicou uma parte de suas palavras para elogiar o prefeito Álvaro Dias: “Nunca em todos esses anos vi um prefeito fazer o que Álvaro fez pela Redinha. Nós permissionários somos muito gratos por essa obra. Obrigado por tudo, prefeito”, finalizou Dona Ivanize.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado