Curtinhas em reta final da Copa Natal

02 de Fevereiro 2022 - 23h52

Os favoritos

ABC x Potyguar de Currais Novos, no sábado, 18h, Frasqueirão, e América x Força e Luz, no domingo, 16h, na Arena das Dunas. Os favoritos, claro, são os dois grandes da capital. Mas, futebol é cheio de surpresas, e faço questão de destacar sempre sua subjetividade. Os dois favoritos têm problemas. A defesa do ABC e os goleiros ainda não conquistaram a confiança da torcida. E no América, o meio-campo cria muito pouco e acho que Renatinho ainda não encontrou a formação ideal dos seus três ou quatro homens de criação. Se Moacir Júnior tem mais opções - volantes, meias e atacantes - se não tiver problemas de contusão, Renatinho ainda vê seu time oscilar muito. Ele mesmo reconheceu que não fez um bom jogo contra o Potiguar.

-----

Eugênio Gomes muda?

Eugênio Gomes, técnico do Força e Luz, respondendo perguntas de Marcos Arboés, narrador da 96 FM, no Jogo Rápido, disse que contra o mesmo América a estratégia dessa vez será diferente do jogo passado, quando se fechou mais e só arriscou em contra-ataques. Se pelo empate ele perde a vaga, deixa claro que vai arriscar muito mais e buscar a vitória. Cria uma expectativa de jogo mais aberto. Vou confessar para vocês: não acredito que ele venha do jeito que disse. Hígor César, treinador do Potyguar, não reclamou do regulamento, respondendo ao comentarista Júnior Lins e declarou seu respeito ao ABC, mas destacou a evolução dos seus comandandos e que vem em busca de uma vitória. Atestou ter dito isso após o empate desta quarta-feira.

-----

Jefinho ameaçado

Vi uma cena no jogo ASSU 2 x 3 ABC que me chamou a atenção. O centroavante Jefinho recebe de fente para o gol e desperdiça uma grande oportunidade, antes já tinha deixado de marcar, nesse momento, a câmera da tevê mostra o treinador super irritado atirando seu boné no chão com todas as suas forças. E se antes eu já estava imaginando que ele poderia começar a perder espaço, já que o ABC tem Kelvin, bem como titular; Fábio Lima e Porozo entrando bem, principalmente o primeiro, e com a chegada do Erick Varão, não será provável ver mudança de ataque nos próximos compromissos. O Jefinho tem que se reiventar, ele não vem bem e treinador não banca atacante sem gols.

-----

Marquinhos Taipu

Esse menino desfila em campo. Não, não, longe de perfeição, de chamá-lo de super craque e os exageros de sempre, mas que chama a atenção o seu jeito de jogar, chama sim. Sua bola parada, sua condução, seus toques de primeira e chutes são diferenciados nesse nosso futebol tão pobre de criadores. Com o treinador certo, o incentivo, apoio, aconselhamento e correção de alguns defeitos, todos têm, ele vai sim se tornar um meia de ligação em condição de jogar em times grandes do futebol brasileiro. Pena, mas pena mesmo saber que os treinadores atuais do futebol brasileiro, os seguidores de Parreira, não gostam de estilistas, com quem trata a bola com carinho e joga com elegância.

-----

Thiaguinho

Não tem como fugir disso. Renatinho Potiguar terá que arrumar um lugar no seu time titular para o Thiaguinho. Não sei se optaria por tirar William Marcílio ou Zé Eduardo, mas o escalaria nos próximo jogos. Sigo a cartilha que acredita que o jogador se escala com atuações convincentes. Esse menino em campo com meias que o acionem em boas condições, sem dúvida, será uma arma poderosa de ataque do Mecão. William Marcílio precisa jogar mais e firular menos. E Zé Eduardo precisa ampliar seu espaço de atuação. Quem também vem pedindo passagem é o volante Juninho. Já o Rodrigo, confesso, esperava bem mais.

-----

Marinho (foto) marca, Vitinho brilha

Não poderia ser melhor. O ex-santista Marinho já estreou fazendo gol pelo Flamengo, seu novo clube. Ele foi o autor do primeiro gol na vitória de 3 a 0 sobre o Boavista. Pedro e Gabigol fizeram os outros dois. Gente, o Marinho marcou gol, fez uma ótima estreia, mas não posso deixar de dizer que o grande nome do jogo foi Vitinho. Como jogou bola o capitão. Isso mesmo, de capitão. Uma sinalização clara de que tem a confiança e toda moral do novo treinador Paulo Sousa. Pode ser que me engane, mas esse Flamengo tem tudo para repetir as boas atuações dos tempos de Jorge Jesus. Em Minas, o Galo venceu de 4 a 0 ao Uberlândia, fora de casa, já antevejo esse duelo no Brasileiro.

-----

Brasileiro

A CBF divulgou, nesta quarta-feira (2), a tabela completa do Brasileiro,larga dia 9 de abril e terminará no dia 13 de novembro. A última rodada será disputada antes do costume em 2022 por conta da disputa da Copa do Mundo, que se iniciará no Catar no dia 21 de novembro e terá final disputada no dia 18 de dezembro.

Primeira rodada

Veja todos os jogos da 1ª rodada do Brasileirão:

Atlético-GO x Flamengo
Atlético-MG x Internacional
Fluminense x Santos
Botafogo x Corinthians
Avaí x América-MG
São Paulo x Athletico
Palmeiras x Ceará
Juventude x Red Bull Bragantino
Fortaleza x Cuiabá
Coritiba x Goiás.

------

Veron ainda não descartado

Para a ida aos Emirados Árabes Unidos, o Palmeiras não contará em um primeiro momento com Piquerez e Veron, uma vez que ambos foram diagnosticados com COVID-19. Os garotos Vanderlan e Giovani entram como substitutos. Ambos ainda poderão estar na competição e não foram descartados pelo clube. A estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes acontecerá na próxima terça-feira, dia 8, diante do vencedor do confronto entre Al-Ahly, do Egito, e Monterrey, do México.

A lista

Goleiros: Weverton, Marcelo Lomba e Vinicius
Laterais: Jorge, Marcos Rocha, Mayke, Vanderlan
Zagueiros: Gustavo Gómez, Luan, Kuscevic, Renan, Murilo
Meio-campistas: Gustavo Scarpa, Zé Rafael, Gabriel Menino, Danilo, Patrick de Paula, Raphael Veiga, Atuesta, Jailson
Atacantes: Breno Lopes, Dudu, Rony, Deyverson, Rafael Navarro, Wesley, Giovani.

Edmo Sinedino

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado