Começou nessa terça-feira (10) a operação da Estação Cajupiranga da Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Rio Grande do Norte. Localizada em Parnamirim, é a segunda estação entregue neste ano pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), dentro do projeto de remodelação e expansão do sistema de transporte público sobre trilhos da Grande Natal. A entrada em operação da Estação Cajupiranga marca, ainda, a conclusão do Trecho I da Linha Branca da CBTU.
“Com o funcionamento da Estação Cajupiranga, a população da Grande Natal será muito beneficiada. Fizemos investimentos importantes para ampliar o acesso ao sistema de trens, que dará condições de termos um transporte de qualidade, com segurança e com regularidade para quem se utiliza dele”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
Ao todo, o Governo Federal vai investir R$ 90,7 milhões na malha férrea no Rio Grande do Norte, que contempla ainda a construção da Linha Roxa. Os recursos possibilitarão a construção de oito estações, 30 quilômetros de linha férrea e a aquisição de 30 composições e três vagões. Com isso, a malha ferroviária da Grande Natal se tornará a mais extensa do Nordeste e a terceira maior do País, atrás apenas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A Estação Cajupiranga integra o Trecho I da Linha Branca, que vai atender o perímetro urbano de Parnamirim, com 3,4 quilômetros de via férrea. O investimento nessa etapa é de R$ 17,5 milhões. O primeiro ponto de parada da linha férrea, a Estação Boa Esperança, foi inaugurada em fevereiro e também já está em operação.
A construção dos trechos II e III da Linha Branca deverá ser concluída ainda este ano. As duas etapas contam com R$ 51,6 milhões em investimentos federais e estão com 37% de execução. Essas etapas contarão com 20 quilômetros de vias e três estações de parada, sendo uma em São José de Mipibu e duas em Nísia Floresta.
“Com a operação da Estação Cajupiranga, a população poderá usufruir do primeiro trecho, dos três que compõem a Linha Branca, obra iniciada há pouco mais de um ano e entregue em tempo recorde, fomentando a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Natal”, reforça o superintendente regional da CBTU no Rio Grande do Norte, Leonardo Diniz.
A CBTU no Rio Grande do Norte transporta, em média, 11,6 mil pessoas por dia. O sistema conta com 60 quilômetros de linhas férreas e 25 estações.
Itinerário
Os usuários do sistema de trens urbanos continuam a ter a opção de realizar a integração entre a Linha Norte (Natal /Ceará-Mirim) e a Linha Sul (Natal/Parnamirim), a partir da Estação Natal, no bairro da Ribeira, ou da baldeação entre as Estações do Alecrim, o que permitirá ao cidadão, por exemplo, sair de Ceará-Mirim e chegar à Cajupiranga, em Parnamirim, utilizando apenas o modal ferroviário.
Linha Roxa
A construção da Linha Roxa da CBTU na Grande Natal teve a pedra fundamental lançada em setembro de 2021. Com aporte de R$ 18,7 milhões do Governo Federal, o empreendimento contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção de três estações: BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha. A previsão é que 2 mil pessoas sejam atendidas diariamente pelo ramal, que ligará a Região Metropolitana de Natal aos municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz. As obras estão 43% concluídas.
As obras no Rio Grande do Norte fazem parte de um conjunto de repasses feitos pelo MDR à CBTU, que incluíram também as operações nas Regiões Metropolitanas de João Pessoa (PB) e de Recife (PE). Esta foi a primeira vez, em quase 40 anos, que a União fez investimentos em ampliação e modernização nos sistemas da CBTU nesse porte.
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