Um estudo de cardiologistas irlandeses apontou o dia mais propenso para se ter um infarto. Segundo a pesquisa apresentada nesta segunda (5/6) em uma conferência da Sociedade Cardiovascular Britânca, em Manchester, o risco de ter um ataque cardíaco aumenta 13% às segundas-feiras. A Informação é do Metrópoles.
O estudo foi feito por médicos do Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons da Irlanda. Eles analisaram dados de 10.528 pacientes internados em hospitais entre 2013 e 2018 com o tipo mais grave de ataque cardíaco.
Este tipo é o infarto do miocárdio com elevação do segmento ST, o IMCST, que exige sempre cateterismos de urgência para evitar a morte.
“Encontramos uma forte correlação estatística entre o início da semana de trabalho e a incidência de ataques cardíacos. É razoável presumir que isso deve estar relacionado à alteração do ciclo de sono no início da semana”, disse o cardiologista Jack Laffan, um dos líderes do estudo, ao site da British Heart Foundation.
Relações desconhecidas
O segundo dia da semana com risco mais elevado de infarto é o domingo, de acordo com os pesquisadores. Também há evidências de que as primeiras horas da manhã são as em que os infartos são mais recorrentes, especialmente se as temperaturas estiverem baixas.
Embora as mudanças no ciclo de sono e o estresse de organizar o início da semana de trabalho seja uma possibilidade de justificativa para o fenômeno, o método utilizado para o estudo não capaz de determinar a correlação cientificamente.
“Agora precisamos desvendar o que há em certos dias da semana que os torna mais prováveis para o ataque cardíaco. Isso pode ajudar os médicos a entender melhor essa condição mortal para que possamos salvar mais vidas no futuro”, disse Nilesh Samani, diretor medico da British Heart Foundation.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado