Eu pensei um Supermatutão diferente

13 de Maio 2022 - 22h39

Por Edmo Sinedino

Um esboço de projeto do Supermatutão, competição com a chancela da FNF e apoio do Governo do Estado, me deixou desanimado, para dizer o mínimo. Um quesito que discordo frontalmente: limitar a idade dos atletas na faixa de 16 a 21 anos. Base a FNF tem que apoiar e fomentar em seus filiados nos campeonatos com suas equipes.

O Supermatutão é uma competição para você revelar, conhecer, mesmo que não aproveite, os talentos que o nosso interior do Estado tem escondido. Objetivo principal:dar oportunidade a bons jogadores, não importa a idade. 

Até admito que haja uma obrigatoriedade de uma porcentagem elevada de jogadores abaixo de 23 anos, mas não é justo impedir que atletas com idade acima possam surgir para o cenário de nosso futebol. 

Lembrando aos promotores e corpo técnico, dois exemplos que me ocorreram de atletas que se tornaram ídolos da torcida do ABC, brilhando também depois fora de nosso Estado que foram descobertos no Matutão da época e já passavam da faixa etária projetada - Joãozinho, craque, natural de São José, depois artilheiro e ídolo do ABC, Santa Cruz, Mogi Mirim, Sport, Confiança, entre outros. 

E Zinho, natural de Picuí (PB), que trabalhava de cobrador de ônibus, disputava campeonato de bairros e Interiorano, e que também se tornou ídolo no ABC, onde jogou de 1987 a 1991, depois passando por Mogi Mirim, Santa Cruz, Sport, Bahia,Portuguesa, Ponte Preta, Goiás, Ceará, entre muitos outros. A coincidência é que ambos foram descobertos e aproveitados pelo ex-treinador Didi Duarte.

Uma competição dessa natureza tem que obrigar os participantes a utilizarem atletas nascidos na cidade. E poderia, admito, também limitar o número de inscritos com idade acima da faixa, mas de forma nenhuma tirar a oportunidade de sonhadores veteranos representarem seu rincão,sua gente, realizado sonho de infância.

E esse veteranos, quem sabe, ainda poderiam ter, quem sabe, uma chance com um dirigente ou treinador corajosos. Futebol do interior é para todos, pensei que essa fosse a ideia. E não uma competição para empresários, e só.
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias