Ex-faxineira acusa delegado de chama-la de "macaca e frango preto de macumba"

10 de Janeiro 2022 - 16h04

Uma pensionista de 54 anos, que trabalhou 12 anos como faxineira, acusou um delegado da Polícia Civil de racismo. O fato teria acontecido quando ela atuava numa empresa prestadora de serviços para a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Um dos delegados da especializada, Mauricio Demetrio, preso em operação do Ministério Público, em junho do ano passado, chegou a chamar ela de "frango preto de macumba".

"Em 2002, eu fui trabalhar na DPMA. Não sei muito bem como fui parar lá. Só era eu que fazia a limpeza ali. Alguns anos depois, esse cara (Demetrio, cujo nome evita pronunciar) entrou lá. Tudo ficou muiito ruim para mim. O clima era péssimo — relembra ela. — Num dia de chuva, quando eu puxava (com o rodo) a água da frente da delegacia, ele (Demetrio) escorregou e caiu de bunda no chão. Não era culpa minha, mas ele se levantou irritado. Sacou a arma e disse: 'Vou te matar, sua filha da puta. Eu vou te dar um tiro nessa sua cara, sua preta. Ele me chamou de todos os nomes: macaca, macumbeira, frango preto de macumba", recorda-se.

Embora já se tenha passado quase 14 anos do caso, a ex-faxineira ainda se emociona quando lembra de tudo que passou. Segundo ela, a humilhação ocorreu na presença de várias pessoas na delegacia, inclusive na frente do titular da DPMA, Marco Aurélio Castro, que afirma ter lhe protegido da fúria de Demetrio.

PRISÃO 

O delegado foi preso em 30 de junho do ano passado, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ, na Operação Carta do Corso. As investigações começaram em 2019, quando um empresário da Rua Teresa, em Petrópolis, acusou o delegado de lhe exigir propina para permitir a venda de produtos falsificados na cidade serrana. Demetrio, na época, era o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias