A Apple anunciou hoje (5) o novo iOS 17, com novidades para iPhones, durante sua conferência de desenvolvedores WDC 2023.
Acontece todo ano: um novo sistema operacional é lançado e modelos antigos param de receber atualizações.
Isso não quer dizer que serão inutilizados, apenas não vão conseguir usar o novo iOS e nem terão recursos de segurança em dia. Mas, com o passar do tempo, vão perdendo suporte para alguns apps.
Quais iPhones receberão o novo sistema?
No ano passado, com o iOS 16, os "aposentados" foram os iPhones 6S, 7 e 7 Plus.
Agora, seguindo o cronograma, os modelos 8, 8 Plus e X, lançados em 2017, não receberão o novo sistema operacional.
Veja a lista de compatibilidade com o iOS 17:
- iPhone 8 e 8 Plus: não compatíveis
- iPhone X: não compatível
- iPhone XS, XS Max, XR: compatíveis
- iPhone SE (2020) e SE (2022): compatíveis
- iPhones da linhas 11, 12, 13, e 14: compatíveis
O iOS 17 deve chegar aos aparelhos no segundo semestre deste ano, provavelmente em setembro, quando será lançada a linha iPhone 15.
Por que Apple aposenta iPhones a partir de um novo iOS?
Sempre que lança uma nova geração do iOS, a Apple "aposenta" modelos mais antigos.
E o que está por trás disso? A empresa disse a Tilt que diferentes fatores são levados em consideração nesse processo, como:
- Dar suporte para que o máximo possível de usuários possam ter a melhor qualidade em termos de tecnologia;
- Garantir a melhor experiência do consumidor que usa um iPhone;
- Manter a segurança de atualizações do dispositivo.
Além do aspecto de software, os componentes de hardware do smartphone também entram no processo de decisão, diz a Apple. Isso por que o sistema operacional é como se fosse um cérebro, que faz tudo funcionar no celular, mas depende dos novos componentes integrados ao dispositivo.
A companhia não entrou em detalhes, mas sabe-se que processadores atuais, por exemplo, conseguem executar trilhões de operações por segundo, um volume muito superior aos chips de cinco, dez anos atrás —nos últimos anos, o processador da Apple também ganhou integração com inteligência artificial para executar tarefas cada vez mais rápidas.
As baterias também são peças físicas que ficam para trás com o passar do tempo. No caso do iPhone, o iOS é desenvolvido e otimizado para consumir menos energia a cada geração.
O que tem de novo no iOS 17?
Alguns destaques do próximo sistema operacional do iPhone são:
Mensagens: o aplicativo nativo do iPhone para trocar mensagens foi repaginado. Ele passará a transcrever automaticamente os áudios e permitir o envio da localização para contatos. É bastante similar ao que o WhatsApp já faz.
Stickers: as famosas figurinhas poderão agora poderão ser criadas a partir de fotos, vídeos e até de emojis. Elas ainda poderão ser usadas em qualquer conversa do app Mensagens, bastando arrastar do teclado para o chat.
Airdrop: o sistema de compartilhamento de arquivos exclusivo para aparelhos da Apple ganhou uma nova função, chamada de Namedrop. Bastará aproximar um aparelho do outro (dois iPhones ou um iPhone e um AppleWatch, por exemplo), que as suas informações de contato serão transferidas automaticamente para o outro dispositivo. Além disso, é possível usar a internet para transferir dados, caso você precise se afastar enquanto manda algo mais pesado.
Modo Stand By: novo modo de exibição de widgets, que lembra uma central de casa inteligente. Quando o celular for colocado na horizontal, por exemplo, em uma mesa de cabeceira ou no balcão da cozinha, vão aparecer notificações, previsão do tempo, compromissos do calendário e mais. Lembra o funcionamento de um Echo Show, da Amazon, ou um Nest Hub, do Google.
Journal: novo aplicativo de diário, para as pessoas registrarem seus pensamentos e atividades ao longo do dia, focado em preservar memórias e na saúde mental. Também pode dar sugestões de tópicos para escrever, analisar como você gasta seu tempo e detectar quando fizer uma atividade diferente.
Live Voicemail: os iPhones passarão a mostrar a transcrição de mensagens na caixa postal, ainda enquanto estiverem sendo gravadas, e assim você pode decidir se atende aquela chamada, mesmo se for de um número desconhecido. Com informações do UOL.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado