IPVA deve ficar 30% mais caro no RN mesmo sem aumento da alíquota; ENTENDA
Um reajuste na tabela FIPE pode ocasionar aumento de até 30% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022.
De acordo com o secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, em declaração ao Portal 96, o aumento no preço dos veículos, especialmente, durante a pandemia, é responsável pelo crescimento.
"Na verdade, o que acontece é que os preços dos carros usados, principalmente, subiram muito e a tabela FIPE foi reajustada", contou.
Vale lembrar que as alíquotas dos estados não vão sofrer alteração na cobrança do imposto. Segundo Cadu Xavier, todos os estados se baseiam na tabela FIPE para realizar o cálculo do IPVA.
"Todos os estados usam a tabela para o calculo do IPVA", explicou.
O que é tabela FIPE
A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado