[VIDEO] Prefeitura flagra condomínio de luxo de Areia Preta despejando esgoto na Praia

02 de julho 2024 - 16h15

O fenômeno conhecido como "Língua Negra", aquelas correntes que parecem esgoto chegando até o mar, voltou a atingir a praia de Areia Preta. Nesta terça-feira (2), vídeos mostrando a poluição no local voltaram a circular na internet, ajudando a explicar porque a praia imprópria para banho - 90 vezes acima do limite de coliformes fecais na água. 

Contudo, a polêmica não ficou só aí. Segundo o Conselho Comunitário do bairro de Mãe Luiza, em vídeo divulgado ao lado de fiscais da Prefeitura de Natal (veja acima), os agentes poluidores seriam os condomínios de luxo localizados em frente ao mar. 

"Fizemos uma vistoria conjunta com a Caern e, de fato, um desses condomínios está contribuindo (para o problema). A Semurb vai notificar o condomínio e vai informar o Ministério Público, porque há chegada de esgoto puro desse condomínio", afirmou o fiscal da Prefeitura. 

Lembrando que a praia de Areia Preta está imprópria para banho há mais de um ano, com uma quantidade de 92 vezes mais de coliformes fecais do que o aceito pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Em nota para a equipe da 96FM, a Semurb afirmou:

Em vistoria realizada nesta terça-feira (2) a fiscalização ambiental da Semurb e a Companhia de Águas e Esgoto do RN (Caern), na bacia que atende os bairros de Mãe Luiza e Arreia Preta, identificaram três empreendimentos lançando efluentes na rede de drenagem.  Todos serão autuados com multa gravíssima, entre eles um condomínio em Areia Preta, que foi flagrado despejando esgoto in natura para drenagem. Os responsáveis serão intimados a comparecer à secretaria para adoção de providências. Devido a gravidade da situação encontrada no Condomínio, será formalizada uma denúncia criminal e enviada ao Ministério Público por lançamento in natura de esgoto na praia.

Ainda está semana, os fiscais irão retornar ao local para fazer o tamponamento das irregularidades encontradas.

Semanalmente, a fiscalização ambiental da Semurb, irá realizar esas vistorias, inclusive em outros condominios da região, até concluir toda a  bacia da região de Mãe Luiza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias