Estão abertas, até 25 de junho, as inscrições do Concurso Público para Ingresso em Quadros Complementares (QC) de Oficiais da Marinha do Corpo da Armada (CA), do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e do Corpo de Intendentes da Marinha (CIM). Os interessados podem se inscrever, em âmbito nacional, na página do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (www.ingressonamarinha.mar.mil.br). Em seguida, deverão preencher o formulário, imprimir o boleto (referente à taxa de inscrição de R$ 140,00) e efetuar o pagamento, no horário bancário.
As etapas do concurso são: prova objetiva com 40 questões de Conhecimentos Profissionais, dez de inglês, e Redação. Após a aprovação nestas etapas, os candidatos serão submetidos aos Eventos Complementares constituídos de: Verificação de Dados Biográficos; Inspeção de Saúde; Teste de Aptidão Física de Ingresso - Natação e Corrida; Prova de Títulos; Avaliação Psicológica; Verificação de Documentos; Resultado Final da Seleção e Período de Adaptação.
Neste certame, estão sendo oferecidas 10 vagas, distribuídas da seguinte forma: três para o CA, uma para o CFN e seis para o CIM.
O Quadro Complementar da Armada (QC-CA) é o Corpo de Oficiais que conduz, opera e mantém os navios de guerra, de pesquisa e de apoio da Marinha do Brasil e executa funções administrativas e operativas em organizações militares de terra. É composto pelos Oficiais do Quadro de Oficiais da Armada, oficiais oriundos da Escola Naval, e pelos oficiais que ingressam pelo Quadro Complementar de Oficiais da Armada.
O Corpo de Fuzileiros Navais (QC-FN) é uma força de pronto-emprego de caráter expedicionário por excelência, exclusivamente composta por militares voluntários, submetidos a rigoroso processo de seleção e treinamento no combate em terra, mar e ar, com a tarefa de garantir a projeção do Poder Naval em terra, por meio de desembarques realizados em conjunto com navios e efetivos da Marinha do Brasil.
Já o Quadro Complementar de Intendente (QC-IM) é o Corpo de Oficiais que gerencia e conduz as atividades de Administração, Abastecimento e Finanças nas Organizações Militares da Marinha. Atualmente, os oficiais do Corpo de Intendentes são formados pela Escola Naval ou admitidos com graduação em Economia, Administração ou Ciências Contábeis no Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha.
O(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) realizará o Curso de Formação de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, na cidade do Rio de Janeiro. O ingresso no QC-CA, no QC-FN e no QC-IM ocorrerá no posto de Segundo-Tenente,após o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases do Concurso Público (CP), e ter sido aprovado no CFO.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado