Nordeste terá recorde de clubes participantes no Brasileirão de 2025

02 de Dezembro 2024 - 15h18

O futebol do Nordeste terá recorde de representantes da história dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro de 2025. A confirmação veio após o Vitória derrotar o Fortaleza em casa, neste último domingo (1). A notícia é da CNN.

Com a manutenção do rubro-negro baiano e de Fortaleza e Bahia, e os acessos de Ceará e Sport, o estado passa a ter cinco clubes na edição do próximo ano.

“A geopolítica esportiva do futebol do Brasil está mudando. Ter 25% de clubes da elite do futebol da região Nordeste é algo a ser exaltado. Estamos falando de uma região extremamente populosa, com atrações que vão além do esporte, como o turismo”, afirma o presidente Yuri Romão, do Sport, que explica.

Desde 2003, quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos, que a região Nordeste possui ao menos um representante. O recorde até então havia sido com quatro equipes, nos anos de 2018 (Ceará, Bahia, Sport e Vitória), 2019 (Bahia, Ceará, CSA e Fortaleza), 2020 (Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport), e 2021 (Fortaleza, Bahia, Ceará e Sport).

“É um momento histórico para o futebol nordestino, que mostra força ao ter 25% dos clubes na Série A pela primeira vez. Isso causa um maior equilíbrio na competição em termos de logística, porque os times do Sul e Sudeste terão que viajar um pouco mais, igualando ao que nós do Nordeste já fazemos”, avalia Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza.

 

Laion na Liberta

Dentre os clubes nordestinos que estarão na Série A em 2025, o Fortaleza é o único garantido na Copa Libertadores do próximo ano. O Bahia tem grandes chances de ficar no G8 e lutar por uma das vagas à Primeira fase da Libertadores.

O Nordeste vai ser a segunda região com mais clubes na elite nacional, atrás apenas do Sudeste, com 9 clubes.

“É muito bom ver a região novamente representada por tantas agremiações”, pontua Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

Na prática, alguns desses clubes também serão beneficiados com novas receitas, em especial Sport e Ceará. Subir de divisão, por exemplo, já representa um acréscimo de aproximadamente R$ 120 milhões para a próxima temporada.

Além disso, alguns contratos de patrocínio devem ser reajustados, como é o caso de Esportes da Sorte, patrocinador máster do Ceará, que vai ampliar em até 30% os investimentos ao time com o retorno à elite.

“Para quem investe como nós no futebol brasileiro e, sobretudo no nordestino, que é nossa casa, é sempre um orgulho ver esse crescimento”, afirma Ícaro Quinteiro, COO do Esportes da Sorte, que além do Ceará, também patrocina o Bahia.

No Vitória, os investimentos com o site de anúncios para acompanhantes Fatal Model, uma das principais parceiras do clube, acontecem desde o começo de 2023, quando o time saiu da Série C para a Série B.

Em uma entrevista concedida à CNN, em janeiro deste ano, o presidente Fabio Mota, do Vitória, “abriu portas” da Fatal Model para outros clubes.

“Tem sido gratificante fazer parte da trajetória do Vitória e ajudar de alguma forma na permanência do clube na elite do futebol brasileiro. Mais que um simples patrocinador, somos aliados na busca por objetivos. Desde o início, o clube entendeu e abraçou nossa causa, e tem nos ajudado na luta por romper os preconceitos que cercam a profissão. Essa parceria abriu outras portas no futebol brasileiro, para que possamos disseminar cada vez mais nossos ideais de respeito, igualdade e dignidade”, afirma Nina Sag, porta-voz da Fatal Model.

Além disso, fora dos gramados, o Vitória firmou uma parceria com a Somos Young, empresa especializada em relacionamento digital com o cliente, para lançar uma ferramenta de atendimento aos seus sócios-torcedores. O recurso, que funcionará por meio de uma inteligência artificial, ficará disponível para resolver demandas dos rubro-negros 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Através de um canal no WhatsApp, a IA generativa, que se adapta conforme recebe mais dados, emulará o comportamento humano para realizar o atendimento inicial aos torcedores que buscam informações sobre o programa de sócios e outros temas relacionados ao clube.

“O Vitória conta com uma torcida apaixonada e o clube sabe da importância de ter um atendimento de qualidade para manter um bom relacionamento junto aos sócios-torcedores. Por meio da nossa tecnologia, os rubro-negros terão um canal full time e ágil para solucionar suas demandas, que tem crescido a cada semana”, comenta Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias