Porto de Natal inicia operação que prevê exportar 6 mil toneladas de frutas por semana até fevereiro de 2025
O Porto de Natal iniciou nesta segunda-feira (26) uma nova operação que prevê exportar para a Europa 6 mil toneladas de frutas por semana até o mês de fevereiro do próximo ano. A estimativa foi apontada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), administradora do porto, e pelo governo do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Codern, a expectativa é superar em 36% a safra anterior exportada pelo Porto de Natal. Nesta segunda, o navio da empresa panamenha Cool Carriers esteve ancorado para o embarque das frutas no início da operação.
Segundo os órgãos, a nova operação prevê a saída de um navio por semana abastecido por 200 carretas, que representam 4,5 mil pallets ou 50 contêineres.
Segundo a Codern, além das frutas do Rio Grande do Norte, o terminal também pretende realizar o embarque de frutas produzidas no Vale do Rio São Francisco, em Petrolina (PE).
O Porto de Natal passou por reformas que foram resultado de uma Parceria Público Privada (PPP) com a empresa Agrícola Famosa, que é a maior produtora e exportadora de frutas do RN - o estado lidera as exportações brasileiras de frutas frescas, como melões e melancias.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, disse que espera que os investimentos permitam que metade de toda a produção do estado seja exportada pelo Porto de Natal para a Europa.
G1 RN
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado