Santuário de Santa Rita ganha premiação internacional e entra na lista mundial do TOP100 Green Destinations

16 de Outubro 2024 - 15h52

Na tarde desta terça-feira (15), o município de Santa Cruz alcançou mais um marco em sua história: uma premiação internacional. Por meio da articulação da Secretaria Municipal de Turismo e do programa DEL Turismo, o Santuário de Santa Rita de Cássia foi incluído entre as 100 principais histórias inspiradoras de boas práticas na categoria de gestão de destinos. 

Essa premiação histórica é a coroação de um trabalho iniciado em 2006, com a concepção do projeto do Santuário, que passou por vários outros marcos significativos das transformações que o turismo provocou em Santa Cruz. Entre os destaques da história recente da cidade estão a criação do Santuário (2009); o gemellaggio com Cascia (cidades-irmãs entre Santa Cruz e a cidade natal de Santa Rita); o teleférico em construção (iniciado em 2014); e as procissões de Santa Rita, que têm batido recordes de público (150 mil em 2022); além da recente participação em projetos estaduais e regionais.

Neste ano, houve mais de 170 inscrições de 45 países, com 129 histórias enviadas. As inscrições foram avaliadas por uma equipe de especialistas do Top 100, coordenados pela Green Destinations. Os critérios de seleção consideraram elementos como a qualidade da história, transferibilidade, nível de inovação e presença dos pilares da sustentabilidade.

Fundada em 2014 na Holanda, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos dedicada a auxiliar destinos, empresas e comunidades a alcançarem um desenvolvimento mais responsável e sustentável. O Green Destinations Story Awards premia locais que buscam desenvolver práticas mais sustentáveis em seu turismo local. A presença dos municípios potiguares concorrendo à premiação internacional é um dos frutos do Programa DEL Turismo, iniciativa implantada no Rio Grande do Norte pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local.

Portal Grande Ponto

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado